29 de outubro de 2016

Aporte Outubro/2016


“Quem vive contente com nada tem tudo.” 
(Nicolas Boileau)

Este mês de outubro foi bem intenso na blogsfera, com todos aguardando o fechamento de outubro para participar do ranking financeiro. E para alcançar os nossos objetivos financeiro na fase de acumulação, precisamos aportar. Então vejamos os aportes do mês:



Renda Fixa

Com a redução dos juros longos, comprei um pouco de NTNB Principal 2024 e 2035 para carregá-los até o vencimento. Além disso, colocamos um pouco em Tesouro Selic 2021 visando a aumentar a liquidez de uma parte da carteira.

Ações

Comprei um pouco de ALUPAR (BVMF:ALUP11) para aumentar a exposição da carteira no setor de Enegia Elétrica, diminuindo o "beta" da carteira (em outro artigo eu falo um pouco sobre isto). Na minha humilde opnião, esta empresa pode se beneficiar com a queda do CDI, expectativa menor do IPCA e da diminuição da cotação dólar em relação ao real, pois ALUPAR possui a Dívida líquida/EBITDA  em torno de 3,24 com 10% da dívida em dólares e 50% atrelada a Debêntures.

ETF Exterior

Este mês abri a conta na Drivewealth, seguindo as dicas do Viver de Dividendos, enviando recursos através do Remessa Online (em breve escreverei sobre isso).

Resgatei os valores de um Fundo Cambial da Votorantin porque basicamente  este fundo não gera yield nenhum, preferi montar a minha própria carteira internacional cujo objetivo é hedge (proteção) da carteira. Foram comprados os ETFs: Vanguard Total Stock Market ETF (NYSEARCA:VTI) e Vanguard Total Bond Market ETF (NYSEARCA:BND).

Fundos Imobliários (FII)

Com o intuito de aumentar a minha alocação em FIIs, foi comprado Brasil Shopping (BVMF:HGBS11) pois é o primeiro fundo do setor de shopping centers da minha carteira e BTG Fund (BVMF:BRCR11) pois a alocação estava muito baixa dentro da carteira de FIIs.


Portanto, o total de aporte do mês de Outubro/2016 foi de R$ 8.306,18.

Até o fechamento do mês, grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário