2 de julho de 2017

Fechamento Junho/2017: R$ 380.284,69

"O segredo para se andar sobre as águas é saber onde estão as pedras."
(Provérbio Chinês)

Olá prezados leitores, tudo bem? Seguimos em frente com mais uma etapa da minha jornada financeira. Como chegamos ao fim do primeiro semestre de 2017, é hora de reavaliarmos a meta prestabelecida no início do ano, mas isto eu farei na próxima postagem.

Este mês irei quitar parcialmente o meu financiamento imobilário sem resgatar nenhum investimento e nem alterar a meta de aporte anual. O Fechamento de Junho/2017 foi:
Fechamento Junho/2017
Carteira: R$ 380.284,69
Aporte: R$ 8.100,31
Rentabilidade Mensal: 0,23%
Rentabilidade Anual: 7,58%

Podemos destacar:
  • A carteira de ETF no exterior valorizou 1,16% com destaque para (NYSEARCA:VTI) com valorização de 3,38%, isto  sem contar com os proventos recebidos no final do mês Junho/2017. Cabe ressaltar que só informo valores nos ativos investidos, pois não contabilizo o saldo na corretora.
  • A carteira de ações obteve desvalorização de -1,97% com destaque negativo para as ações de (BVMF:ESTC3) e (BVMF:HGTX3). É hora de reavaliar as perspectivas futuras e diminuir a volatilidade da carteira.
  • A maior alocação da carteira é em PGBL que obteve um rendimento de 0,62%, enquanto que as NTNBs valorizaram apenas 0,32%.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.
Alocação da Carteira em Junho/2017

Esta queda de rentabilidade recente me faz refletir sobre a minha estratégia na carteira de ações. Pelo fato de ter acreditado na retomada do crescimento neste ano de 2017, me posicionei em algumas empresas que poderiam ser beneficiadas com o crescimento da economia que não virá agora. Possivelmente, retirarei alguma empresa small cap e adicionarei outra mid-large cap.

Cada vez mais penso em aumentar a minha alocação no exterior, mas eu fico atendo aos custos, pois não faço remessas em dois meses seguidos. Na próxima postagem abordarei como foram os proventos no primeiro semestre bem como os custos envolvidos no mesmo período. Um dos objetivos da minha carteira de FIIs é pagar os custos do restante da carteira.

Na minha vida pessoal, posso dizer a possibilidade de encarar outro desafio profissional e ganhar mais está em standby, por isso eu não crio expectativas e siga minha meta estabelecida no início do ano.  Além disso, existe a possibilidade do Estado que sou servidor público atrase o salário de setembro se a crise continuar desse jeito. Se isso acontecer, estarei tranquilo pois me dará mais força para seguir rumo a Independência Financeira.

No quesito viagens, não fui pra lugar nenhum neste primeiro semestre mas já tenho duas viagens programadas para o segundo semestre, sendo uma nacional e outra para o exterior, mas isto será assunto para outras postagens.

Este é o fechamento deste mês prezados leitores, seguiremos em frente. Grande abraço e até a próxima.


19 comentários:

  1. Grande AF

    Acompanhando de perto essa jornada!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Termos Reais,

      Gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes artigos que você vem publicando. Depois que eu li o seu mais recente artigo "money never sleeps" percebi que não "caibo" na sociedade moderna.

      “It’s all about bucks, kid. The rest is conversation.” (Gordon Gekko)

      Continue nos presenteando com seus artigos, grande abraço.

      Excluir
    2. Extremamente grato pelas palavras, Aportador.

      Digo o mesmo sobre seus posts. Continue nos oferecendo este conteúdo financeiro de qualidade.

      Abs amigo

      Excluir
  2. Parabéns pelo patrimônio AF,
    Os 400k já estão chegando.

    Também sou servidor público, mas sou federal. Se um dia o salário atrasar é porque está tudo quebrado. Tenho parentes em MG que já estão enfrentando problemas com salários. Tomara que isso não te atinja.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      Realmente estamos ficando mais próximo dos 400k, é uma meta importante pois a partir de um determinado montante os custos de fazer um hedge com 0,2% da carteira começa valer a pena.

      Estou preparado para sair do serviço público se o governo quebrar, não quero colocar todos os ovos em um único cesto. Tomara que não ocorra, mas se acontecer eu estarei preparado e não sairei reclamando me achando vítima de alguma coisa.

      Grande Abraço.

      Excluir
  3. Mais uma vez excelentes aporte e rentabilidade Aportador!
    Gosto muito dos seus estudos!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI, obrigado pela visita.

      Tem um canal no youtube o "Dica de Hoje" do Daniel Nigri, além do blog dele http://dicadehoje7.com/. Em um vídeo ele aborda esse tema onde em período de crescimento as small caps performam melhor, enquanto que em períodos de crise as mid-large caps performam melhor.
      "That's How Knowledge Works: It Builds Up, Like Compound Interest" (Warren Buffet)
      Grande Abraço.

      Excluir
  4. Fala Aportador!

    Que aporte hein! Tá muito bom.

    Siga na luta.

    Excelente mês pra você amigo!

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC, obrigado pela visita.

      Admiro a sua trajetória, você é um exemplo na blogosfera. Gostaria de humildemente te dar uma dica: Se eu fosse você eu faria um perfil no LinkedIn em inglês, e colocaria as suas experiências como gestor de projetos, suas competências, etc.

      A vida é cheia de altos e baixos, não se deixe abater por alguns obstáculos que aparacem na nossa frente. Te desejo muito sucesso e um excelente mês meu amigo.

      Grande Abraço.

      Excluir
  5. Fala Aportador, que invejinha "branca" desses aportes ein, parabéns mano. estou tentando me organizar pra fazer o planejamento de viagens também cara, amo viajar e conhecer novas culturas e lugares, apesar de não ter feito tanto. Falta pouco pra os 400k, parabéns estou pensando na possibilidade de FII's, mas eu nem entrei na RV direito ainda, vou esperar mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maromba, obrigado pela visita.

      Assim como os investimentos crescem exponencialmente através dos juros compostos, o nosso conhecimento também é construido dessa maneira. A chave é planejar, se dedicar, ser determinado que os resultados virão.

      Mas também é necessário equilíbrio, as viagens são parte fundamental nesse processo.

      Abraço.

      Excluir
  6. Aportador,

    Você viu a noticia de que os funcionarios públicos agora podem ser exonerados caso o desempenho não seja adequado? O que achas? Parabéns pela carteira e continue aportando, esse é o segredo.

    Brasileiro na Arábia,
    http://brasileironaarabia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BnA,

      Eu acho certíssimo esse projeto, esse bando de parasitas que não fazem nada devem ser exonerados. Os critérios de desempenho devem que ser objetivos, utilizando um planejamento estratégico através indicadores.

      O salário dos funcionários públicos deviam ter uma parte fixa (compatível com a média do mercado) e um parte variável em função do desempenho individual e coletivo. Os usuários do serviço (sociedade) deveriam avaliar periodicamente (a cada três meses), se os resultados não forem satisfatórios então os servidores não terão gratificação de desempenho, se o desempenho continuar ruim deverão ser exonerados.

      No órgão que eu trabalho existe algo parecido, mas não posso entrar em detalhes por motivo de privacidade.

      Suce$$o e abraço.

      Excluir
  7. Aportador,

    Nossa rentabilidade mensal tá bem fraquinha né?! Paciência.

    Por que você não considera o dinheiro em dólar na corretora? No meu caso eu considero tudo o que tenho em dólar pois mesmo o dinheiro estando em standby na corretora já é uma proteção à inflação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BPM,

      O fato é que este dinheiro na corretora não gera yield, ou seja, não é investimento. Além disso, seria muito mais trabalhaso contalizar o valor na minha planilha de controle.

      Pois é a rentabilidade está fraca devido a desvalorização das ações e pela diminuição do IPCA, mas tudo tem. O foco é no aumento patrimonial junto com o aumento da renda passiva para gerar mais yield.

      Grande Abraço.

      Excluir
  8. Excelente aporte AF!

    Sigo acompanhando a sua jornada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ligo, blz?

      Também estou acompanhando a sua trajetória e boa sorte no seu plano de trades em julho/2017. A minha estratégia neste mês está assim:
      If (IBOV <= 60K) {
      Comprar mais ações;
      }else if (IBOV >= 64,5K) {
      Comprar ETFs exterior porque o dolar irá cair;
      }else {
      Comprar FIIs + Renda Fixa;
      }

      Grande Abraço.

      Excluir
  9. Ótimo aporte!
    A consistência e o montante aportado frente ao "bolo" é mais importante do que a rentabilidade durante essa etapa de formação patrimonial.

    Apenas a título de curiosidade mesmo, as suas viagens serão a lazer ou serviço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza IP,

      A consistência do aporte faz mais diferença do que a rentabilidade na fase de acumulação.

      As viagens programadas são a lazer. Se eu for viajar a trabalho não vale a pena pois vou ter que praticamente pagar pra ir.

      Abraços.

      Excluir