30 de setembro de 2017

Fechamento Setembro/2017: R$ 434.097,42

"The key to making money in stocks is not to get scared out of them"
(Peter Lynch)

Olá meus amigos, sejam bem-vindos a mais uma etapa da minha jornada financeira. Este mês de Setembro/2017 a bolsa brasileira bateu um novo recorde nominal, mas para o investidor estrangeiro o mercado local ainda está longe do seu topo histórico.

E toda essa alta recente não meu empolga de forma alguma, sinceramente eu gostaria que houvesse mais oprtunidades de comprar bons ativos a preços mais atrativos. Não é porque estou com uma rentabilidade positiva é que eu possa me autointitular de "investidor experiente". Bom, para início de conversa o fechamento de Setembro/2017 foi:
Fechamento Setembro/2017
Carteira: R$ 434.097,42
Aporte: R$ 7.800,00
Rentabilidade Mensal: 2,38%
Rentabilidade Anual: 12,96%

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve a valorização de 4,55% com destaque positivo novamente para (BVMF:ESTC3) e depois (BVMF:BBAS3) com valorização de 20,27% e 13,68% respectivamente, sendo que o destaque negativo ficou novamente para (BVMF:CIEL3) com desvalorização de 2,01%.
  • A carteira de FIIs obteve a valorização expetacular de 7,79% com destaque positivo para (BVMF:ONEF11) e (BVMF:SAAG11) com valorização de 16,96% e 13,49% respectivamente.
  • A maior alocação da carteira é em PGBL que obteve um rendimento de 0,75%, enquanto que as NTNBs valorizaram 1,69%.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.
Alocação da Carteira Setembro/2017

Conforme foi abordado no fechamento do mês anterior, estamos iniciando um período de valorização dos ativos de renda variável no Brasil. Entretanto, é importante ter recursos em aplicação com liquidez imediata para justamente aproveitar algumas oportunidades que possam aparecer. Atualmente, o meu capital de liquidez imediata é cerca de 3% do patrimônio, portanto no próximo mês pretendo aumentar essa reserva.

No momento há dois ativos da minha carteira de ações estão em observação: (BVMF:ESTC3) e (BVMF:CIEL3). Enquanto que a primeira (Estácio) já subiu quase 100% no ano sem nenhum motivo aparente nos resultados, a segunda (Cielo) desvalorizou 2% no ano mesmo com essa alta expressiva do mercado porque há a expectativa de resultados ruins no futuro. Apesar do cenário desafiador de Cielo, vou esperar os resultados anuais para tomar alguma decisão.

A boa notícia é que neste mês eu obtive um aumento da minha renda líquida em 7,3%. Sem dúvida isto é motivo para comemorar, apesar do fato que a inflação oficial no mesmo período foi de 11,65%. Portanto, esse aumento de renda não corrige a perda inflacionária do período. 

Outro ponto importante é que solicitei a migração do PGBL de Renda Fixa para o fundo CA INDOSUEZ ICATU PREVIDÊNCIA FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO (CNPJ 12.796.193/0001-18), pois este fundo investe em crédito privado com uma taxa de administração de 0,8% ao ano, gerando um retorno de 100% CDI já descontado as taxas. Além disso, estou na expectativa de receber pouco mais de R$ 4 mil de restituição do IR em Outubro/2017. A restituição do IR não entrará na planilha como "dinheiro novo" do aporte e sim como reinvestimento dos proventos. Eu pretendo fazer mais postagens detalhando a operação quando estiver concluida.

Este é o fechamento deste mês prezados leitores, seguiremos em frente. Grande abraço e até a próxima.

20 comentários:

  1. Parabéns, Aportador! E, realmente, que belo aporte! kkkk

    Fiz meu fechamento de Setembro. Se quiser dar uma olhadinha, http://enriquecendo.club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enriquecedo, já adicionei você na minha blogroll.

      Achei muito interessante a sua carteira, principalmente sobre os seus projetos digitais. Além disso, você está altamente alocado a criptomoedas. Estou acompanhando.

      Abraço.

      Excluir
  2. É isso aí Aportador. Cada vez mais perto do meio milhão.

    Quanto a Cielo, tem que ter prudência mesmo e analisar com calma, pra não fazer besteira e se arrepender depois.

    E o que foi isso com a Estácio hein?!
    Tá um foguete. Em 3 meses ela mais que dobrou.

    Acompanhando

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diário de um Poupador, obrigado pela visita.

      Tem um supermercado grande que eu frequento que antes todas as maquinas em Cielo e agora todas as maquinas são da Rede. Eu escuto radio a caminho trabalho e tem a propaganda de outra empresa local que é concorrente da Cielo. Estou acompanhando esses pequenos sinais que potencializam as perdas da Cielo.

      Em relação a Estácio, é impressionante mesmo. Está quase que nem bitcoin...

      Estamos de olho. Abraços

      Excluir
  3. Aportador, esse fundo da ICATU é aberto? Funciona como PGBL e permanece com o benefício fiscal para deduzir no IRPF? Pois, se sim, a rentabilidade de 100% do CDI é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aerobahia,

      Este fundo Icatu é aberto sim, você pode acessa-lo através da plataforma da XP investimentos. Possui sim o benefício fiscal para quem faz a declaração completa do IRPF. O aporte é minimo é 50 mil para acessar este fundo.

      O retorno é 100% do CDI porque investe em títulos privados (debentures) pulverizado em várias empresas. O nosso colega HeavyMetal investimentos ja investe neste fundo (http://heavymetalinvestimentos.blogspot.com.br/2017/07/valor-atual-da-carteira-heavy-metal.html)

      Excluir
  4. Parabéns pelo patrimônio. A ciel3 é a única ação que está no vermelho na minha carteira, mas acho ela uma empresa excelente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha carteira também Cowboy,

      Eu acho que nessa hora a gente tem aprender a separar o filme (futuro) da foto (passado). Ainda sigo sócio.

      Abraço.

      Excluir
  5. Fala Aportador,

    Relaxa que acho que nos próximos meses teremos boas oportunidades de compra pela frente.

    Parabéns pelos resultados,

    abraço e ótimo outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Economia do Dividendos,

      Eu quero manter pelo menos 5% do capital em liquidez diária (cash) comprar quando boas oportunidades aparecerem.

      Parabéns pelos resultados do mês. Grande abraço e ótimo outubro pra vc também.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Valeu pela força Sr Bufunfa,

      Parabéns pelo crescimento patrimonial este mês.

      Abraço.

      Excluir
  7. Fala Aportador!

    Esse aumento tá atrasado, não? Faz tempo que a inflação não tá nesses níveis rsrs. E quanto ao PGBL vc usa os aportes para o ajuste anual de IR ou tá lá agora só rendendo, sem mais aportes?

    Abraço e parabéns pelo progresso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André,

      Realmente esse aumento demorou pra chegar no mercado brasileiro. O Ibovespa ajustado a inflação possui o topo em mais de 100 mil pontos. Olhando por esta perspectiva há muito o que crescer ainda.

      Em relação ao PGBL, eu pretendo fazer pequenos aportes e principalmente resgatando e reinvestindo para ter um ganho tributário. Por exemplo: Quando os recursos já tiverem 10% de IR no resgate, eu resgato R$ 10K bruto e reinvisto R$ 9K líquido. Com essa operação eu adiciono R$ 2475 (27,5% de 9K) na minha restituição do ano que vem. Lembrando que considero a restituição de IR como "proventos" do PGBL, ou seja, tudo é devidamente reinvestido.

      Eu já fiz isso duas vezes esse ano, acrscentando R$ 4950 na restituição do ano que vem. Além disso, terei mais abatimento de imposto com despesas de saúde e educação e novos aportes. Mais detalhes em (https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br/2017/02/estrategia-ideal-com-pgbl-e-tesouro.html)

      Grande Abraço.

      Excluir
  8. Maravilha, Aportador! O aporte está muito bom. Eu gosto do equilíbrio de sua carteira, nesses moldes você sempre manterá um crescimento resiliente. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pela Força DM,

      Eu acho que poderia arriscar um pouco mais, mas o crescimento patrimonial está constante.

      Grande Abraço

      Excluir
  9. Aporte legal! Parabéns pelo fechamento.

    A respeito da CIEL3, eu não venderia. Dependendo do montante que possui nessa empresa, se está na dúvida, coloque em quarentena e não compre mais, deixa o barco rolar.

    Caso seja um montante alto e esteja desconfortável, no primeiro ganho, comece a sair devagar.

    Postei em outro blog e transcrevo:
    "Pode ter aumentado a concorrência, o cenário em relação ao share pode ter agravado, mas ela continua firme e forte.
    A análise de observação simples de "a concorrência aumentou" é muito crua, simplória e sem impacto algum frente ao tamanho da empresa.

    Afinal, faturou 12 BILHÕES, com margem de 35% e lucro líquido de 5 BILHÕES.
    Sua dívida caiu 2 bilhões (de 10 para 8) e possui 3 bilhões em caixa...

    O futuro é incerto, mas uma empresa com o know how da cielo, com certeza não ficará parada no mercado.
    A concorrência pode estar criando "maquininhas", mas a CIELO atua nos bastidores também, com soluções de pagamento de gateway inclusive para algumas dessas "concorrentes".
    O portfólio da cielo vai muito além de só "maquininha", é uma empresa de inovação.

    Na modalidade de processamento de pagamentos eletrônicos, por meio de sua solução "merchant e-solutions" em 2012 ela era responsável por um volume de 14 bilhões de dólares por ano, com 70 mil varejistas filiados nos Estados Unidos e 250 instituições financeiras parceiras.

    Além das maquininhas, é dona de serviços de ponta a ponta de ecommerce e lojas físicas (desde a captura de pagamento até o processamento gateway nas instituições financeiras) e integração com os sites das próprias instituições.

    É tipo o pessoal falar que a AMBEV está ruim porque "não vende mais cerveja"... quando teve um faturamento de 40 BILHÕES. A percepção de que "o meu vizinho consome menos" não reflete a realidade média geral.

    A queda da receita é reflexo do comércio (possuia restaurantes e sei muito bem como houve quedas no movimento) e não da perda de Share pela concorrência.

    É uma empresa já estabelecida e o market share não tem impacto a ela mais, pois tem flexibilidade suficiente para atuar em ganhos de lucro e rentabilidade.

    O cenário piorou, é inegável, mas longe de ser ruim ainda.
    "

    Lógico, do market share é o que diz a governança deles, no sentido de que mesmo perdendo espaço, conseguiram se flexibilizar e otimizar resultados. Acredito que logo se tornarão agressivos de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Precoce,

      Excelente comentário, concordo com você. Eu sigo sócio, a empresa continua com fundamentos e tem capacidade de buscar se reinventar. Vou acompanhar de perto os próximos resultados

      Grande Abraço

      Excluir
  10. Grande Aportador! Sou fiel assíduo do seu blog. Parabéns e obrigado pelo conteúdo que tanto me ajuda.
    Olha só...acho que está acontecendo alguma coisa com a planilha de ações. Não abre mais a magic formula!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Unknown,

      Já corrigi a planilha. Alguém foi lá e apagou. Agora todo mundo só poderá visualizar a planilha. Se você desejar alterar, terá que fazer uma cópia.

      Seja sempre bemvindo ao blog, grande abraço.

      Excluir