28 de agosto de 2017

Aporte Agosto/2017

"Discipline is the bridge between goals and accomplishment.
(Jim Rohn)
Olá prezados leitores, sejam bem-vindos a mais uma etapa da minha jornada financeira. Neste mês foi feito uma remessa para o exterior aproveitando a cotação em baixa do dólar, além disso estou aumentando gradativamente a minha alocação em renda variável.

Outro ponto relevante é que eu estava contabilizando errado o valor do aporte na planilha do ADP, porém eu não vou corrigir os valores antigos. A partir deste mês irei mostrar o aporte e o reinvestimento dos proventos. Desta forma, o aporte de Agosto/2017 foi:
Aporte Agosto/2017

ETF Exterior

Durante este eu não fiz nenhum aporte diretamente no mercado americano, conforme foi explicado na postagem Existe uma bolha nos ETFs passivos?. O critério de escolha foi baseado no estudo da StarCapital nos mercados onde a expectativa de retorno é maior do que 5% ao ano, ou seja, como a cotação do dolar em equilíbrio acompanha a inflação (IPCA), este retorno é compatível com o prêmio da NTN-B. 
O aporte foi em Vanguard Total World Stock ETF (NYSEARCA:VT), Vanguard FTSE Europe ETF (NYSEARCA:VGK), Vanguard Total Bond Market ETF (NYSEARCA:BND) e o Vanguard Emerging Markets Stock Index ETF (NYSEARCA:VWO).

FIIs

O aporte foi direcionado em FIIs geradores de renda que já estão bem precificados, sendo que houve a inclusão de um novo fundo: Kinea Índice de Preços (BVMF:KNIP11). Os demais fundos aportados estavam com a alocação mais baixa na minha carteira, não há muito o que comentar.

Ações

Este mês houve uma alta expressiva na cotações das ações, diminuindo a margem de segurança na compra de novas empresas. O aporte deste mês foi em Alupar (BVMF:ALUP11) que se possuir um CAGR de 2,0% nos próximos 10 anos, aplicando uma taxa de desconto de 9,86% ao ano, me oferece uma margem de segurança acima de 20% sobre o preço de compra (mais informações aqui).

Amortização do Financiamento

Este mês houve uma amortização de R$ 3.200,00 no meu financiamento imobiliário:
Saldo devedor: R$ 44.842,72
Valor da parcela: R$ 1.320,33
Total de juros/taxas/seguro:  R$ 366,43
Prazo restante: 48 parcelas até JUN/2021
Taxa Interna de Retorno (TIR): 11,02% ao ano.


Portanto , o total de aporte do mês de Agosto/2017 foi de R$ 12.200,00.

Até o fechamento do mês, grande abraço.

16 comentários:

  1. Olá Aportador,

    Excelente aporte. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy,

      Eu não conseguirei manter esse nível de aporte no resto do ano.

      Abraço

      Excluir
  2. Cara.... em 1 mês, metade de todo meu aporte anual . kkk
    Ainda chego lá.
    Tá muito bem meu caro. Sucesso
    Abc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,

      Eu tenho umas receitas não recorrentes (ferias/13°) nos meses de julho e agosto, por isso o aporte foi mais alto. Isso não irá se repetir no restante do ano.

      Abraço

      Excluir
  3. Show Aportador!

    Parabéns! Com 4 meses de aporte você quita esse Ap e ainda sobra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BPM,

      Eu bem que ostaria que quitar logo o apartamento, mas eu pretendo pelo menos alcançar a meta de aportes do ano. Até o momento já alcancei 73% da meta anual.

      Abraço.

      Excluir
  4. Parabéns pelo aporte, aportou em um mês o que planejei para dois anos, mas pretendo melhorar isso. sucesso ai na jornada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maromba,

      Foco e disciplina na caminhada, logo logo você alcancará os seus objetivos.

      Abraço

      Excluir
  5. Fala Aportador

    Apesar de você ressaltar que ele é não recorrente, este aporte tem um efeito psicológico muito bom. Estes investimentos esparsos e graúdos servem como uma espécie de 'doping' em relação ao orçamento anual de aportes. Nada melhor que aportes anabolizados! (daqui a pouco o Maromba Investidor lê este termo e vai a loucura =D)

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Termos Reais,

      Esse aumento dos aportes tem um excelente efeito psicológico. Eu fico torcendo pra que os ativos fiquem andando de lado, mandando-se abaixo do meu preço teto de compra.

      Abraço

      Excluir
    2. Pô termos, ai é sacanagem, eu aqui natureba e o cama me vem com esse TREM ai mano. :)

      Excluir
    3. Grande Maromba! É só o termo "aporte anabolizado" mesmo! =D

      abs!!

      Excluir
  6. Excelente aporte! Um dia chego nesse valor, atualmente consigo aportar um terço disso.
    Criei meu blog recentemente e vou adicionar o seu na lista, se puder adicionar o meu eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fisioterapeuta, obrigado pela visita.

      Bem vindo a blogosfera. Eu já te adicionei na blogroll.

      Abraço.

      Excluir
  7. Fala Aportador,

    Excelente Aporte, é bom né aportar assim. Fico vendo os aportes do Heavy Metal e viajando as vezes hahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA,

      É incrível a capacidade de aporte do HeavyMetal. Eu fico imaginando o momento em que a quantidade de proventos gerados pela carteira seja tão grande que eu não consiga mais gastar tudo.

      Um dia a gente chega lá. Abraço.

      Excluir