21 de novembro de 2017

Aporte Novembro/2017

"Freedom is nothing but a chance to be better" 
(Albert Camus) 

Olá meus amigos do blogosfera financeira, sejam bem-vindos a mais uma etapa da minha jornada financeira. Inicialmente, peço desculpas por estar um pouco ausente do blog, pois ando bastante ocupado ultimamente e acabo percebendo que não sou tão produtivo o quanto eu gostaria de ser.

Quero escrever algumas postages com resenha de livros e hábitos que possam nos ajudar no dia a dia. Além disso, no momento já estão disponíveis os resultados trimestrais de algumas empresas da minha carteira de ações, ainda não analisei mais profundamente por falta de tempo mesmo.

Neste mês houve uma excelente postagem "A vela e a sombra da vela" do Frugal Simples que exemplifica o que eu penso sobre mostrar os números através do blog. A minha dica é : tente identificar a estratégia por trás dos números, pois basicamente o que a gente procurar fazer é alocar os recursos de uma forma mais otimizada a cada momento, mas isto será detalhado em outra postagem. Sem  mais enrolação, o aporte de Novembro/2017 foi:

Aporte  Novembro/2017

Renda Fixa

Conforme foi abordado no aporte do mês passado, pretendo manter 5% do portifólio em liquidez imediata. Portanto, eu aportei no fundo de liquidez diária XP REFERENCIADO FI RF DI CP (taxa administração de 0,40%) através da corretora Rico para aguardar alguma oportunidade caso haja uma correção no ativos de renda variável.
E de quanto seria essa correção? Uma queda superior a 10% do topo máximo do Ibovespa já me faria comprar um pouco, ou seja, fechamento abaixo de 69.000 pontos.

Ações

Neste mês houve compra de Taesa (BVMF:TAEE11) que teve um resultado fraco, principalmente pela influencia do IGP-M que teve deflação no 3T2017, que impactou a correção monetária do Ativo Financeiro. No preço atual, o yield esperado é acima de 5% ao ano que não é desprezível. Na minha carteira segue cumprindo o seu papel defensivo (beta < 1) com apenas 8% de participação.

Houve mudança na carteira: saiu Estácio Participações (BVMF:ESTC3) e entra Multiplus (BVMF:MPLU3). O primeiro fator é o risco de crédito que poderá aumentar a medida que as instituições de ensino começarem a depender menos do FIES, principalmente com as mudanças anunciadas recente pelo governo.  O segundo ponto é que Multiplus é uma boa pagadora de dividendos e ainda possui um bom potencial de alta comparada com seu maior concorrente conforme foi abordado pelo nosso colega KB Investimentos.

FIIs

O Fundo JS Real Estate Multigestão (BVMF:JSRE11) possui um perfil conservador e recentemente adquiriu o 100% das ações da BRE Ponte II Empreendimentos e Participações S.A que boa parte está alocada para a Allianz Seguros. Este fundo híbrido está com um desconto patrimonial de 10% e ainda possui um yield esperado acima de 8% ao ano.

Eu fiquei na dúvida em comprar Tesouro IPCA+ 2024 com yield acima de 5%, mas preferi comprar (BVMF:KNIP11) que é um proxy para a inflação com um pequeno spread acima do seu benchmark (Tesouro IPCA+).


Portanto , o total de aporte do mês de Novembro/2017 foi de R$ 6.800,00.

Grande abraço e ate o fechamento no próximo mês.

Observação: Retornarei as atividades no blog depois do dia 08/12/2017.

12 comentários:

  1. Grande Aportador!

    Eu sempre falo que os valores não importam e sim as estratégias. Multiplus e Taesa estão no meu radar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BPM,

      Isso mesmo, tanto que vc só coloca o percentual. A Cemig vai vender R$ 700 Milhões de Units da Taesa para pagar dívida, ou seja, terá menos intervenção Estatal.

      Grande Abraço meu amigo

      Excluir
  2. Fala Aportador!

    Chegamos relativamente perto dessa correção. Não acompanhei muito a fundo os papéis que mais recuaram, mas quando chegou ali nos 70k realmente deu uma vontade de comprar algumas coisas.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Economia dos Dividendos,

      Este mês teve um dia com uma boa correção e chegou perto dos 70k, pena que eu não estava acompanhando. Parece que é consenso no mercado que ainda qualquer queda brusca é motivo de ir às compras.

      Estamos de olho. Grande abraço

      Excluir
  3. Excelente Aportador.

    Mas uma vez te digo, TAEE é excelente pra dividendos.

    MPLU está muito bem pra valorização. Tenho-a numa carteira simulada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo,

      Apesar dos resultados de Taesa terem apresentado um recuo, os fundamentos das duas empresas continuam sólidos. Com a queda da taxa Selic, o valor do yield on cost vai aumentar consideravelmente ao longo do tempo.

      Grande abraço

      Excluir
  4. Eu também adoro ler livros e estudar por cursos pois são uma ótima forma de conhecimento, que no futuro esse investimento terá grande retorno, pois aprendo ou desenvolvo novas habilidades e tenho uma melhor visão estratégica.

    Gostei da sua carteira boa geradora de renda passiva, com bons ativos e ainda com um dinheiro para aproveitar as oportunidades

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é a mais pura verdade DIL:” Investir em si mesmo sempre renderá bons frutos”

      Até as eleições de 2018 terá muita volatilidade pelo caminho, acredito que oportunidades não irão faltar. Entretanto é necessário ter recursos disponíveis para aproveitá-las.

      Abraços e bons investimentos pra você também

      Excluir
  5. TAEE11 eu compro e cai logo em seguida. Te desejo melhor sorte. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando ela cai, em seguida eu compro mais.

      Apenas não quero ficar muito concentrado em um única empresa/ setor para dormir tranquilo.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Legal aportador! Pretendo incluir FII e ações na minha carteira a partir do próximo mês.
    Sucesso nos investimentos.
    Abs
    IA2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA2,

      Diversificação é importante para dormir tranquilo. Acredito que a Renda Fixa não está tão atrativa ultimamente.

      Grande abraço e sucesso para você também

      Excluir